O HD WD Purple 6TB WD64PURZ é um disco rígido interno de 3,5" projetado para operação contínua 24h/7 dias em sistemas de vigilância (DVR e NVR), com interface SATA III 6 Gb/s, 5.400 RPM, cache de 256 MB, gravação CMR e tecnologia AllFrame. Suporta até 64 câmeras HD em stream único e até 16 baias de HD simultaneamente. Atenção: este disco é projetado especificamente para gravação contínua em sistemas CFTV — não é recomendado como disco de sistema operacional, armazenamento de arquivos em desktop ou NAS de uso geral. Para esses usos, os modelos WD Blue, WD Red ou WD Gold são mais adequados. A capacidade utilizável real é aproximadamente 5,45 TB após formatação.
Não é recomendado. O WD64PURZ tem firmware otimizado para gravação contínua de streams de vídeo em sistemas CFTV — acesso aleatório intenso (sistema operacional, aplicativos) resulta em desempenho inferior a HDs desktop como WD Blue ou WD Black. Para uso em desktop, utilize modelos da linha WD Blue (uso geral) ou WD Black (desempenho).
O WD64PURZ suporta até 64 câmeras HD em stream único e sistemas com até 16 baias de HDs. Para sistemas com câmeras de múltiplos streams por câmera ou câmeras de resolução muito alta (4K com bitrate elevado), o número de câmeras suportadas efetivas pode ser menor — depende da configuração do DVR/NVR e do bitrate total das câmeras.
O WD64PURZ utiliza gravação CMR (Conventional Magnetic Recording) — recomendada para sistemas de vigilância com escrita contínua. HDs SMR (Shingled Magnetic Recording) podem apresentar queda de desempenho em workloads de escrita contínua como sistemas CFTV, pois precisam reescrever faixas sobrepostas durante operações de escrita aleatória.
O WD Purple é compatível com NVRs de vigilância com múltiplas baias. Para NAS de uso geral (compartilhamento de arquivos, backup, mídia doméstica), a WD recomenda a linha WD Red (NAS) ou WD Red Pro (NAS corporativo) — com firmware otimizado para acesso aleatório e protocolos NAS. O WD Purple em NAS geral funcionará, mas não é o uso recomendado pelo fabricante.
O WD Purple (este modelo) suporta até 64 câmeras, 16 baias e workload de 180 TB/ano — adequado para sistemas de vigilância mainstream. O WD Purple Pro suporta mais câmeras (até 32 streams por câmera em sistemas IA), maior workload (550 TB/ano) e possui tecnologia AllFrame AI para análise de vídeo inteligente — destinado a sistemas de vigilância avançados com detecção de objetos e eventos por IA.
O HD WD Purple 6TB WD64PURZ SATA III para CFTV está disponível na Crystal Informática em Jundiaí-SP, com emissão de Nota Fiscal eletrônica e garantia de 3 anos Western Digital. Atendimento a pessoas físicas e jurídicas com opções de faturamento para empresas (CNPJ).
Loja de informática em Jundiaí desde 1997 com 28 anos de experiência em soluções de TI para empresas. Computadores corporativos, notebooks, PC Gamer customizado, servidores e assistência técnica. Trabalhamos com todas as principais marcas: Dell, HP, Lenovo, Acer, Intel, AMD, NVIDIA. Faturamento no boleto para CNPJ e entrega para todo Brasil. Loja física em Jundiaí com showroom.